Suco verde para todos!!

Por Inaiá

Suco de couve? Suco de espinafre? ECA!!!… é o que mais ouço quando falo que tomo todo dia de manhã essa delícia. E agora o tal suco verde voltou a receber holofotes!! Aqui em casa ele já faz parte do cardápio diário há algum tempo. Todos os dias de manhã, um copão de suco verde com 1 fatia de pão integral ou tapioca com queijo!!! Huumm!! Salivou?!..rs!

Pra mamãe aqui o suco entrou no rotina com o objetivo padrão a que se propõe: desintoxicar e auxiliar na perda de peso!! Mas os benefícios são tantos que papai e filhinha também entraram na dança! O suco melhora a digestão, a pele, a disposição, diminui a retenção de líquidos…

Crianças também podem – e devem – se beneficiar do suco verde. Belle também toma suco de couve com certa frequência e, siimm, ela adora!! Desde os 9 meses ela não toma mais leite (por opção dela, porque a mãe tentou de ‘um’ tudo pra que ela continuasse com o leitinho santo de todo dia) e tive que ir atrás de opções de alimentos pra suprir o cálcio que o leite proporcionaria. Por sorte, ela ama iogurte e queijo. Inclui folhas verde escuras na dieta dela e o suco foi uma opção rápida, diferente e gostosa que encontramos. “O suco verde, feito com a folha da couve crua, possui uma adequada proporção entre o cálcio e o magnésio, deixando o cálcio super disponível e facilitando a sua absorção pelo nosso organismo” (informação daqui).

O suco verde não tem uma receita padrão. Abaixo tem algumas receitinhas pra facilitar sua imaginação, mas você pode criar o seu usando essa regrinha básica:

Folhas (até dois tipos) – as mais indicadas são as verde-escuras, como couve, espinafre, rúcula, agrião…

Frutas (até dois tipos – maçã é boa opção porque adoça, assim como ameixa e damasco secos. As vermelhas, como morango, cereja, amora, são ricas em antioxidantes. Abacaxi, limão, melão, laranja, são todas aliadas de um delicioso suco verde. Você também pode trocar a água mineral por água de coco.

Legumes (até dois tipos) – Pepino e aipo são diuréticos, ótimas opções pro suco.

Raízes (apenas um tipo) – beterraba e cenoura são ótimos antioxidantes, além das vitaminas C e E. Gengibre, o mais usado, deixa o suco mais refrescante, é digestivo e termogênico natural, acelerando o metabolismo.

Brotos e sementes (apenas um tipo) – pra incrementar, você ainda pode adicionar broto de alfafa, semente de linhaça, chia ou quinua!

propriedades_suco_verde_dianasaid

Receitinhas Práticas

Opção 1 – Lá de casa (rende 4 copos)– de preferência feita com orgânicos:

2 folhas de couve crua bem lavadas (sem o talo) + 4 rodelas de cenoura crua + 2 polpas de acerola ou de maracujá + 1 maçã + 1 rodela de gengibre (do tamanho de uma moeda) + 1 colher de chá de mel

Bater tudo no liquidificador.

No meu copo adiciono 1 colher de sopa de Chia ou linhaça e tomo sem coar. Pra Belle ofereço sempre coado.

Opção 2

2 folhas de couve (sem o talo) + 1 punhado de hortelã + 2 pedaços de abacaxi + Suco de limão. Bater os ingredientes no liquidificador.

Opção 3

2 folhas de couve (sem o talo) + 1 punhado de agrião + 2 fatias de abacaxi + 1 maça pequena + 1 punhado de hortelã + 100 ml de água de coco natural. Bater os ingredientes no liquidificador.

Opção 4 (boa para bebês acima de 6 meses)

1 fatia de mamão + meia folha de couve (sem o talo) + 2 laranjas lima + 5 acerolas. Bater tudo no liquidificar e coar.

Opção 5 (boa para estimular a produção de leite, pras mamães que estão amamentando)

1 cenoura + 1 maçã + 2 talos de salsão + 2 ramos de hortelã + suco de 1 limão + ½ copo de água.

Importante: independente da receita, o suco deve ser batido e tomado em seguida, pra não perder as propriedades e vitaminas!

DICA: Pra agilizar o processo e ganhar tempo no preparo, você pode preparar a base do suco (couve + pepino + água + liquidificador), colocar em forminhas de gelo e congelar.

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E a sua receita, qual é? Experimente as nossas e conte pra gente o que achou!!

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