Vai começar a papinha – que apetrechos comprar?

Por Carol

Quando o pediatra do João nos disse para começar a dar papinha pra ele, eu fiquei ao mesmo tempo empolgada e com medo. Cheguei em casa, fui logo tratando de pegar todos os utensílios de alimentação que ele tinha pra lavar. Mas aí, de cara, percebi que não tinha nada, e fui atrás de montar o kit alimentação dele. Nesse post vou mostrar pra vocês o que acho importante ter nesse começo:

– Pratinho fundo – no começo, esqueça esses pratinhos de alumínio, chiques, ou os que tem divisão. Bom mesmo é pratinho de plástico fundo, já que a papa é mais molinha. Assim, facilita na hora de manusear a colher e evita que a papinha saia pelas beiradas. Itens que valem a pena ser considerados na hora da escolha são: Vai na máquina de lavar? Tem tampa? O desenho sai quando passar a bucha? Se cair no chão, vai quebrar?

Pratos

– Colher de silicone – A melhor colher pra começar é a de silicone. Ela é toda macia, não machuca a gengiva do bebê no caso de uma batida ou de uma mordida, não esquenta e é do tamanho certinho da boquinha miúda dos bebês. As minhas são essas da Munchkin e eu amo (e o João também), mas existem outros modelos de outras marcas, como Lillo, Chicco, Nuk, etc. Só uma observação: colher de silicone é diferente de colher de plástico! A de plástico é melhor que uma de metal nesse começo, mas a de silicone é melhor ainda. Deixe a de plástico pra depois de 2 ou 3 meses, quando o bebê já souber comer melhor.

colher silicone

– Alimentador – pra estimular a mastigação (e de quebra massagear as gengivas e ajudar na coceirinha dos dentes) sem o risco de engasgo por conta de pedacinhos, os alimentadores são uma ótima opção. Nos EUA são conhecidos como Baby Safe Feeder, e custam 5 dólares em média. Aqui no Brasil custam em torno dos 20-25 reais, e são vendidos em quase todas as lojas de artigos de bebê. Os da foto abaixo são da Munchkin e eu gosto muito. Dou de tudo pro João e fico sossegada.

Alimentador

– Babador – Se não quiser trocar a roupa do bebê a cada refeição, invista num babador. Os melhores são os de plástico, pois é só passar um paninho e estão limpos, e com “coletor de migalhas” em baixo, pra pegar tudo que vai cair. Os que vestem como uma camisetinha, deixando os bracinhos livres, são ótima opção também (esse abaixo foi feito pela Mãe que Age Tarsila! Mito!).

babador1

– Peneira e/ou liquidificador – no começo, além de perigoso, pedacinhos não são bem aceitos pelos pequenos. Então, amasse toda a papinha utilizando uma peneira, ou passe tudo pelo liquidificador mesmo.

– Bucha – aqui é apenas uma observação. Lá em casa, as coisas do João são lavadas por uma bucha que é só dele. Faço isso pra não pegar a mesma bucha que acabou de arear uma assadeira cheia de gordura e passar no pratinho dele. Frescura?

É isso, gente! Viram como não precisa de muito pra começar no mundo das papinhas com o filhote?

Anúncios

3 thoughts on “Vai começar a papinha – que apetrechos comprar?

  1. Legal!
    Valeu as dicas!!!
    Só importante salientar que não se deve passar os alimentos no liquidificador… é super importante que haja pequeninos pedacinhos para estimular a mastigação. Então deve ser amassadinhos mesmo!!!

Dê o seu pitaco!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s