Trauma de Mãe

Por Tarsila

Já ouviram falar em Pronação Dolorosa ou Cotovelo da Babá? Então, é uma lesão causada pelo desencaixe do osso do antebraço com o cotovelo. Ui! Por três vezes ocorreu com a Lívia, que tem apenas 2 anos. A primeira vez, estava segurando pela mão, quando num chilique homérico ela se lançou para baixo e pendurou na minha mão. Estalou na hora!

Ela choramingou, encostou o bracinho no corpo e segurou-o com a outra mão. Logo as lágrimas cessaram, mas oferecia objetos para ela segurar com o bracinho que havia estalado e ela não esticava para pegar. Sensação horrível de ter machucado a própria filha. Que mãe é essa, meu Deus??!

Com o coração na mão fui ao pronto-socorro. Pensei que o problema fosse no ombro, mas o ortopedista me explicou o que havia ocorrido. O médico fez uma manobra e colocou o osso no lugar. Sim, é dolorida essa parte também. No entanto, 30 segundo depois ela nem se lembrava mais que o braço tinha machucado. O médico me tranquilizou e disse que é muito comum acontecer em crianças de até 5 anos. O detalhe: tem casos que a criança tem predisposição e episódios da lesão podem ser recorrentes, caso da minha filha.

Na segunda vez que lesionou, foi devido a uma queda. Não vi o tombo, nem o choro. Percebi que ela deixava o bracinho colado ao corpo, mantinha o pulso pra baixo e não pegava nada com a mão machucada. Fomos ao PS de novo, colocaram no lugar e pronto.

E a última vez foi brincando com o pai, ele a segurou de mau jeito e “crack” de novo! Nessa vez, teve que imobilizar por 1 semana, pois ficou sentindo dor mesmo depois da redução, termo médico para voltar o ossinho para lugar. Que dó, que dó, que dó!

Lívia braço engessado

Como já aconteceu lá em casa, sinto frio na barriga quando vejo pessoas brincando com crianças pendurando-as pelos braços.  Com a Lívia então, nem consigo sair do lugar pra avisar! Meus tios já me rodaram várias vezes segurando apenas pelas mãos. E muitas pessoas já brincaram com a Lívia de gangorra, cavalinho, etc. Não é sempre que desencaixa, mas pode acontecer. Eu mesma me esqueço do caso dela, mas tento não segurá-la pela mãozinha esquerda. Puxo-a sempre pela cintura. Abaixo, segue ilustração movimentos que devemos evitar fazer com os pimpolhos:

Pronação Dolorosa - o que evitarÉ melhor prevenir, não é?!

4 thoughts on “Trauma de Mãe

Dê o seu pitaco!